Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Página Inicial > Agenda de Eventos > Dia do Bibliotecário 2012

Dia do Bibliotecário 2012

O DIA DO BIBLIOTECÁRIO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

A Biblioteca da Presidência da República passou a comemorar o Dia do Bibliotecário a partir de 2004, por meio de uma orientação estratégica da Secretaria Executiva da Casa Civil, que considera as bibliotecas como um instrumento de implementação das metas de governo. Nesse ano, o evento "A Biblioteca da Presidência da República na era do conhecimento" contou com a participação dos bibliotecários mais representativos do poder público e da iniciativa privada.

Em 2005, a comemoração do Dia do Bibliotecário foi marcada pela reinauguração das instalações da Biblioteca com o evento: "A Biblioteca da Presidência da República: a primeira página de um novo tempo", evidenciou a modernização física, estrutural e organizacional dessa instituição.

Em 2007, o evento teve como tema "O papel do profissional da informação na gestão do conhecimento" e as palestras de Felipe Cassapo, gerente de gestão do conhecimento da Votorantim Industrial, Paulo Fresneda, pesquisador da EMBRAPA, Regina Belluzzo, professora da UNESP e Sueli Angélica do Amaral, professora do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

Em 2009, a exemplo dos anos anteriores, com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia - 1ª Região (CRB1) e da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), a Biblioteca da Presidência da República apresentou o tema "O mundo da informação: o capital humano em debate”, no qual as palestrantes Maria Tereza Machado Telles Walter e Rose Mary Juliano Longo, o mediador Cristian José de Oliveira Santos e a homenageada Neusa Dourado concentraram-se no enfoque mercadológico e acadêmico da profissão.

Na comemoração de 2010, foi explorada a inserção cada vez maior do livro eletrônico,  que exige do bibliotecário a aplicação dos conhecimentos na organização e disseminação do conhecimento, o evento teve como tema "Informação eletrônica, competências e o futuro dos bibliotecários: tudo será diferente"

Em 2011, o tema abordado foi "O conhecimento não ocupa espaço. O Bibliotecário e a web 2.0.”  Foi debatido como o bibliotecário, profissional competente em gerir e disseminar a informação, comporta-se diante do rápido avanço tecnológico.

Este ano o evento será dividido em dois períodos. No primeiro período haverá um painel de debate com o tema: “Organização e recuperação da informação no século 21: paradigmas e desafios”.  Já o segundo período será destinado à comemoração dos 50 anos da profissão de Bibliotecário, onde serão feitas homenagens aos:

  • 50 anos da Lei 4084/62 que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício;

  • 50 anos da criação dos Conselhos;

  • 50 anos da criação da ABDF; e

  • 50 anos da proposta de criação do curso de Biblioteconomia da UnB.

Não deixe de participar! Contamos com a sua presença para tornar o evento um fórum de excelência para a discussão de temas pertinentes que envolvem a Biblioteconomia e a Ciência da Informação.

Mais informações sobre esse evento…

Avalie este conteúdo:
Ações do documento
Avalie este conteúdo:
« Julho 2014 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Detalhes
Data: 12/03/2012
Horário: 08:00
Local: Auditório Anexo I do Palácio do Planalto
Inscreva-se >> ver todos os eventos