Você está aqui: Página Inicial > Discursos > Discursos da Presidenta > Discurso do Presidente da República em exercício, José Sarney, durante cerimônia de transmissão de cargo do Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Discurso do Presidente da República em exercício, José Sarney, durante cerimônia de transmissão de cargo do Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

 

Palácio do Planalto, 14 de dezembro de 2012


Excelentíssimo senhor general Elito,

Excelentíssimos senhores oficiais generais do Alto Comando do Exército, de ontem e de hoje,

Autoridades civis e militares, convidados e minhas senhoras,

 

Na minha vida, o destino tem me preparado muitas surpresas. Uma delas foi esta de assumir a Presidência da República depois de 22 anos tendo a deixado, substituindo a presidente Dilma Rousseff nesses breves instantes – essa mulher extraordinária que hoje merece o respeito nacional pelas suas qualidades e pelo governo que está fazendo.

E, neste momento, tive a surpresa de ser comunicado pelo general Elito de que ia assumir a Secretaria-Geral do GSI o general Peternelli, Roberto Peternelli. E eu então disse: “Olhe, mais uma surpresa que o destino me dá”, porque o general Peternelli serviu aqui comigo, quando presidente, durante todo o tempo, como capitão e depois promovido a major, no serviço de segurança, e também estreitamente ligado ao presidente, porque, por ele, eu tinha uma grande afeição, ao mesmo tempo que reconhecia as suas excelentes qualidade de militar e de profissional.

E outra grande surpresa aqui [é que] estava deixando o serviço ativo o general Geromel que era também... foi comandante do Centro de Guerra Eletrônica, criado por mim, quando presidente da República - foi o primeiro comandante ao tempo do general... ministro Leônidas.

E eu disse: “Eu tenho que comparecer a esta cerimônia”, porque eu quero ver, com grande satisfação, o quanto a vida me preserva algumas surpresas, e, ao mesmo tempo, o destino brilhante que um oficial, que estava começando ali, cumpriu ao longo de sua vida, está cumprindo ao longo de sua vida.

O padre Vieira dizia que as nossas vidas são breves, mas são compostas de nada e, ao mesmo tempo, são compostas de tudo. E tudo é justamente... esse tudo são os fatos que se acumulam e que alegram as nossas vidas.

Portanto, eu apenas queria dizer, general Elito, com a satisfação de que também outra satisfação eu tenho de que o destino também me reservou de presenciar uma solenidade civil e, ao mesmo tempo, militar, e ter essa oportunidade de prestar minha homenagem e meu permanente reconhecimento do país às Forças Armadas, que têm sido, sem dúvida, suporte desta grande nação.

E dizer que também, ao presenciar uma substituição, ao mesmo tempo, de rotina, mas deste órgão tão importante para o governo, a governança da Presidência, que é, sem dúvida, o serviço de informações institucionais, porque são eles que dão um subsídio muito valioso para as decisões que o presidente tem que tomar.

E renovar aqui a satisfação de ver também alguns dos auxiliares que comigo trabalharam, e que hoje são generais – já alguns aposentados, outros ainda na ativa, mas que estamos todos jovens. E, portanto, aproveitar essa oportunidade de comemorar também a nossa juventude, neste mês de dezembro, em que estamos reunidos, que é o mês da alegria.

Se diz que, no Brasil, nós temos alguma definição para os meses, não é? No Nordeste, nós gostamos de dizer que abril, chuvas mil; maio, trovão e raio; agosto, quase que nacionalmente, todo mundo tem uma certa reserva, porque pode ser o mês do desgosto; mas dezembro é o mês da alegria, porque é o mês que a gente já ouve os sinos do Natal.

E aproveitando esta oportunidade, quero desejar a todos um Feliz Natal, um excelente Ano Novo.

E as senhoras dos generais, que acompanham aqui com as suas famílias. Rever a Maria Helena aqui, também tão jovem como ela... e, ao mesmo tempo, cumprimentar a dona Flávia, e desejar a todos muitas felicidades.

Muito obrigado.

 

Ouça a íntegra do discurso (05min47s) do Presidente em exercício, José Sarney