Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da comemoração do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e da imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval
A Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho de 1865, foi um evento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança e o ponto culminante da ação então protagonizada pela Marinha do Brasil.
Reverenciar, neste dia, a data magna desta Arma é enaltecer as qualidades mais nobres do povo brasileiro.
As lições heróicas do passado servem de inspiração para a execução, no presente, das muitas responsabilidades da nossa Marinha.
A defesa da pátria, a segurança do tráfego aquaviário, o patrulhamento do oceano e dos quarenta mil quilômetros de calhas fluviais navegáveis, a salvaguarda da vida de pessoas e a prevenção da poluição encontram sustentação na atitude profissional e desprendida dos homens e mulheres que servem nessa instituição exemplar.
Destaco, nesse contexto, a importância da assistência médico-hospitalar prestada pelos “Navios da Esperança,” que levam apoio de saúde a populações carentes das regiões Norte e Centro-Oeste.
A presença constante da Marinha em nossas águas jurisdicionais, na “Amazônia Azul” e nos rios da Bacia Amazônica e do Pantanal, é garantia da segurança do país e constitui motivo de particular orgulho para os brasileiros.
A decidida defesa dos interesses do Brasil é fundamental para a consolidação de nosso projeto como nação próspera, democrática e soberana. As recentes descobertas de riquezas minerais na plataforma continental impulsionam o progresso e, ao mesmo tempo, aumentam nossas responsabilidades de defesa.
Neste momento, sei que há marinheiros brasileiros patrulhando nosso mar, em cuja gigantesca área de quatro milhões e meio de quilômetros quadrados se encontram as regiões de exploração de óleo e gás, inclusive as reservas do pré-sal.
Daí a importância de a Força ser dotada de navios-patrulha capazes de executar essas tarefas da forma mais eficiente, atuando, em particular, na área onde se encontram nossas principais bacias petrolíferas.
Nesse mesmo contexto estratégico insere-se o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, respaldado pelo bem-sucedido Programa Nuclear da Marinha.
O desenvolvimento da capacidade nacional de superação das dificuldades tecnológicas nessa área permitirá, juntamente com a renovação e o aparelhamento da Esquadra, a constituição de um instrumento de considerável poder dissuasório.
Deve ser destacada também a participação dos marinheiros e fuzileiros navais brasileiros em missões de paz e humanitárias, sob a égide da ONU e da OEA. Essa valiosa contribuição da Marinha corrobora o compromisso brasileiro de tornar o mundo cada vez mais pacífico.
Nesta oportunidade, na qualidade de Grã-Mestra da Ordem do Mérito Naval, tenho a grata satisfação de cumprimentar as senhoras e os senhores agraciados com essa alta condecoração.
Integrantes da Marinha! Homens e mulheres, militares e civis que se dedicam com afinco ao serviço da Força Naval! Orgulhem-se do uniforme azul e branco que envergam, com galhardia, no dia de hoje.
Parabéns, Marinha do Brasil!
DILMA ROUSSEFF
Presidenta da República Federativa do Brasil