Nota: Michel Temer assume interinamente a Presidência da República devido afastamento da Presidenta Dilma Rousseff após a aprovação de denúncia de crime de responsabilidade que resultou na admissibilidade da denúncia e instauração do processo de impeachment em desfavor da Presidenta Dilma Rousseff (Diário do Senado Federal, de 12 de maio de 2016, p. 167).
Presidenta afastada
Nota: Presidenta afastada em decorrência da aprovação de denúncia de crime de responsabilidade nº 1/2015, parecer nº 475/2016 com votação e aprovação na Câmara dos Deputados em abr/2016 e encaminhado ao Senado Federal para votação em mai/2016, que resultou na admissibilidade da denúncia e instauração do processo de impeachment em desfavor da Presidenta Dilma Rousseff (Diário do Senado Federal, de 12 de maio de 2106, p. 167).
Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG). É filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, nascida em Resende (RJ). O casal teve três filhos: Igor, Dilma e Zana.
A filha do meio iniciou os estudos no tradicional Colégio Nossa Senhora de Sion, e cursou o ensino médio no Colégio Estadual Central, então centro da efervescência estudantil da capital mineira. Aos 16 anos, Dilma dá início à vida política, integrando organizações de combate ao regime militar.