Você está aqui: Página Inicial > Presidência > Ex-Presidentes > Bolsonaro > Discursos > Discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Solenidade de Posse do senhor Rogério Marinho, Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional - Palácio do Planalto

Discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Solenidade de Posse do senhor Rogério Marinho, Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional - Palácio do Planalto

Excelentíssimo senhor presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli,

 Prezado Rodrigo Maia, velho companheiro da Câmara dos Deputados, presidente,

Presidente Davi Alcolumbre, colega também da Câmara, presidindo agora o Senado Federal.

Já disse a Vossas Excelências, há poucos dias, nós quatro não podemos tudo, mas quase tudo passa pelas nossas mãos. A nossa união, o nosso entendimento, o nosso sentimento cada vez melhor para o Brasil realmente fará com que todos sintam a diferença.

Eu agradeço a convivência que tivemos ao longo do ano passado e tenho certeza que, no corrente ano, será muito melhor, isso para o bem de todos.

Prezado Mourão, agora eu posso falar assim, não é?  Nosso vice-presidente mais antigo, uma satisfação também vê-lo aqui.

Ramos, velho conhecido desde os idos 1973, obrigado também pela colaboração para com o governo.

Prezado Canuto, eu o conheci por ocasião da transição.Confesso que nunca tinha ouvido falar de você, e talvez você também nunca tivesse ouvido falar de mim há poucos anos também e, obviamente, pela pessoa que me apresentou, foi um amor à primeira vista. Obviamente, te ouvi, li teu currículo, conversamos por alguns longos minutos e não tive dúvida ao indicá-lo para estar à frente do Ministério do  Desenvolvimento Regional. Você realmente, como servidor público aposentado, servidor público da ativa do Ministério da Economia, exerceu um excelente trabalho ao longo do último ano.

É um ministério complexo, com muita capilaridade, quase tudo que interessa à população passa por esse ministério, e você soube, com dificuldade muitas vezes, deixar se conduzir como um verdadeiro estadista,.

No momento, você sai para cumprir  uma outra missão, na frente do Dataprev. Eu agradeço, então, a sua colaboração no passado e aqui eu firmo  a minha convicção que você fará um excelente trabalho no Dataprev. Obrigado e boa sorte.

Prezado Rogério Marinho, eu o conheci, se não me engano, em 2007, como deputado federal, e são aquelas pessoas que, com o passar do tempo, a gente vai cada vez mais angariando respeito e consideração. E em especial, obviamente, pela sua forma de trabalhar, um excelente parlamentar do nosso querido Rio Grande do Norte que, para muitos, serviu de espelho dentro da Câmara dos Deputados.

O tempo passou, Vossa Excelência pegou uma difícil relatoria, da CLT, necessária para o Brasil por ocasião do último governo, e fez um excepcional trabalho. Em parte, prezado Paulo Guedes, ou em grande parte, devemos a ele a taxa de desemprego não ter explodido. Então nossos cumprimentos a Rogério Marinho e ao ex-presidente Michael Temer, que teve a coragem de impor essa reforma.

Eu confesso que sempre fiquei preocupado em não o ter no ministério desde o início, mas tínhamos tantas boas pessoas para oferecer um espaço como esse que  acabou, quis o destino, ir trabalhar com o nosso prezado Paulo Guedes e fazer um excelente trabalho em especial no tocante à Reforma da Previdência juntamente com os presidentes da Câmara e do Senado.

Obviamente, com essa Reforma muito bem conduzida por você, Marinho, Rodrigo Maia,  Davi Alcolumbre, Paulo Guedes, entre outros, a nossa economia realmente começou a  recuperar a sua confiança dentro e fora do  Brasil.

Voltando ao nosso prezado  Rogério Marinho, Vossa Excelência, ou melhor, o senhor, né, como o nosso protocolo, realmente continuará, em grande parte, o trabalho do Canuto. É um ministério que tem capilaridade em todo o Brasil, mas tem  um viés muito especial, Bezerra, para o Nordeste, o seu Nordeste, o seu Pernambuco e mais  oito estados da região. Tenho certeza que o  Marinho, a maneira como ele sempre se comportou, a maneira como nós o conhecemos, terá mais que paciência, será  altruísta na busca de soluções e buscar  atender o interesse de todos os  brasileiros. E Marinho, tá concorrido aqui, é sinal que tua  responsabilidade, mais que tua responsabilidade, a confiança que todos tem em  você é enorme, e tenho certeza que  capacidade não lhes faltará.

Assim sendo, bem-vindo à equipe, parabéns a  todos. E peço a Deus que continue, juntamente com os integrantes dos demais poderes, nos abençoando de modo que o Brasil possa, sim,  se Deus quiser, brevemente ocupar o local de destaque que ele merece no cenário mundial. Muito Obrigado.