Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, após cerimônia alusiva ao plantio de muda de oliveira, no Bosque das Nações- Tel Aviv/Israel
Tel Aviv, 02 de abril de 2019
Jornalista: É...Tem como objetivo estabelecer um novo parâmetro nessa relação com Israel?
Presidente: Olha, vocês que são brasileiros aí (aqui ninguém cai, aqui todo mundo levanta), vocês sabem que passamos momentos difíceis com dois governos de esquerda. O último, inclusive, não aceitou as credenciais do embaixador indicado por Israel e, logicamente, fiquei muito constrangido naquela época. E, agora, Deus me deu a graça de ser presidente e essa missão nós a cumpriremos da melhor maneira possível, buscando também um relacionamento com países que possam contribuir para conosco, para o bem do nosso povo. E esse benefício não é só para o nosso povo, também é para o povo desses outros países e, aqui em Israel, como eu disse agora há pouco, nós nos complementamos, nossos commodities, tecnologia daqui, há um complemento. E temos tudo para sermos maiores do que somos. Para o bem dos nossos povos.
Jornalista: E presidente, só pra deixar claro aqui, a gente está ao vivo na Globo News, o senhor anunciou a criação de um escritório de negócios aqui em Jerusalém e parte da imprensa israelense falou que é um escritório com representação diplomática. Tem representação diplomática, não tem...É exclusivamente um escritório de negócios? Só para deixar claro isso.
Presidente: A imprensa no mundo todo parece que são bastante parecidas. Um grande casamento começa com um namoro e um noivado. Estamos no caminho certo no meu entender.