Você está aqui: Página Inicial > Presidência > Ex-Presidentes > Bolsonaro > Entrevistas > Fala inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto

Fala inicial do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto

Palácio do Planalto, 23 de março de 2020

 

Senhores,

            Senhoras,

           

     Tivemos, agora, duas videoconferências, primeiro com os governadores do Nordeste e, depois, com os governadores da Região Norte, 16 governadores.

         O que mais imperou entre nós foram as palavras “cooperação” e “entendimento”. Sabemos que temos um inimigo em comum, o vírus. Bem como também sabemos e temos a consciência que o efeito colateral, que pode ser o desemprego, pode ser combatido.

       Então, partindo dessa premissa, foram duas reuniões excepcionais, onde anunciamos resposta às cartas dos governadores e de associações representativas dos prefeitos. Decidimos, então, que, para transferência para a Saúde, o governo destina 8 bilhões de reais; como composição para Fundo de Participação do Estado e Fundo de Participação de Municípios, 16 bilhões de reais; Assistência Social, também Saúde, 2 bilhões de reais; suspensão da dívida dos estados, 12 bilhões; renegociação com bancos, 7 bilhões e operação de crédito, 40 bilhões, perfazendo um total de aproximadamente 85 bilhões de reais.

         Os senhores governadores se mostraram bastante satisfeitos. Obviamente, apelamos que as nossas propostas, que hora estão em tramitação na Câmara, tivessem um olhar muito especial por parte deles. Porque todos nós devemos, ao final dessa batalha, sairmos fortalecidos e com a satisfação do dever cumprido.

          Assim sendo, encerramos a reunião e, de forma muito cordial, nos despedimos e, obviamente, amanhã uma reunião com os demais governadores da Região Centro Oeste, Sudeste e Sul acontecerão.

           Então, estou muito feliz. Cumprimento não só aos governadores, bem como meu vice-presidente da República, os senhores ministros e secretários, que foram pessoas que realmente, com muita galhardia, com muita competência, souberam dar uma resposta aos senhores  governadores que, de forma muito justa, haviam pleiteado junto a nós.

            Então, meu muito obrigado a todos, e passo a palavra agora, à disposição dos senhores jornalistas, dos nossos ministros e secretários, para que possam ser sabatinados, questionados por vocês.

            Muito obrigado.