Você está aqui: Página Inicial > Presidência > Ex-Presidentes > Dilma Rousseff > Áudios > Entrevista coletiva concedida pelo Porta-Voz Rodrigo Baena Soares sobre problemas de falta de energia na região Nordeste

Entrevista coletiva concedida pelo Porta-Voz Rodrigo Baena Soares sobre problemas de falta de energia na região Nordeste

Transcrição do Áudio

Palácio do Planalto, 04 de fevereiro de 2011

Porta-Voz: Boa tarde.

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento dos problemas de falta de energia ocorridos na região Nordeste. Pediu que fossem esclarecidas, o mais rápido possível, as causas dos problemas. Solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel que reforce a fiscalização preventiva. Determinou, ainda, ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que determine às empresas geradoras de energia que reforcem a manutenção do serviço.

Era isso, estou aberto a perguntas sobre esse assunto.

Jornalista: Porta-Voz, boa tarde, Diogo Alcântara, do SBT.

Porta-Voz: Boa tarde.

Jornalista: Gostaria de saber duas coisas. A primeira é como... de que forma a Presidente tomou conhecimento – em que horário, mais especificamente. E se todos esses contatos ela fez pessoalmente – com a Aneel, com Minas e Energia e tudo, ONS.

Porta-Voz: Eu não saberia precisar o horário em que ela tomou conhecimento do problema ocorrido, mas, de qualquer modo, desde cedo, de manhã cedo, determinou ao ministro de Minas e Energia as providências cabíveis sobre o assunto.

Jornalista: O senhor sabe por meio de que ela tomou conhecimento? Eu li que ela teria lido na internet, na verdade.

Porta-Voz: Não saberia dizer. Sim, sei que determinou, desde o início da manhã, que o ministro de Minas e Energia tomasse as providências necessárias.

Jornalista: Porta-Voz, boa tarde.

Porta-Voz: Boa tarde.

Jornalista: Chico de Gois, do O Globo. Eu gostaria de saber por que na entrevista do ministro Lobão ele classificou o apagão simplesmente como uma perda momentânea de energia. Gostaria de saber se a Presidente comunga disso, que minimizou o problema e não é a primeira vez que tem apagão, isso já ocorreu em 2009, 2007. Como a Presidente avaliou isso de uma área em que ela é especialista?

Porta-Voz: A Presidenta de nenhuma forma minimizou o problema, tanto é que determinou à agência, à Aneel, que reforçasse a fiscalização preventiva e também determinou ao ministro Edson Lobão, que determinasse às empresas geradoras de energia que reforçassem a manutenção do serviço. Portanto, não houve nenhum tipo de... ela, de fato, ficou preocupada e pediu que fossem tomadas essas providências. Mais alguma pergunta?

Jornalista: Porta-voz, por favor, hoje de manhã, a Presidente coordenou uma reunião aqui no Planalto sobre isso, o ministro Lobão disse que veio aqui convocado por conta do problema. Eu queria que o senhor pudesse relatar essa reunião, quem estava, se ela existiu e se foi daí que foram determinadas as providências.

Porta-Voz: Não, eu não tenho informações sobre a realização da reunião, mas, mais tarde, a Secretaria de Imprensa pode prestar as informações que você solicitou. Nós vamos prestar as informações mais tarde.

Jornalista: Porta-voz, Cláudia Gonçalves da TV Record.

Porta-Voz: Pois não.

Jornalista: Ontem, o ministro disse que teria sido a primeira nomeação que foi a do [Flávio] Decat para Furnas e que ao longo desses próximos dias aí sairiam os outros nomes, não é? Esse evento dessa madrugada alterou alguma coisa nessa sequência, na divulgação dos próximos nomes?

Porta-Voz: Não, não tenho informação sobre isso. Bem, muito obrigado.

Download do Áudio