No Bom Dia Ministro, Aloizio Mercadante fala sobre o sistema de alerta de desastres e incentivos para repatriação de cientistas
O programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (20/1) recebe o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. No programa, Mercadante falará da criação do sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais, que já no próximo verão poderá dispor de informações adicionais para prevenir catástrofes naturais. Além disso, o Ministro tratará dos incentivos que o governo pretende criar para repatriação de cientistas e a ampliação dos investimentos em pesquisa e inovação. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.
O governo federal vai implantar no Brasil um sistema nacional de prevenção e alerta de desastres naturais. A partir da conjugação de dados meteorológicos e geofísicos, será possível dar o aviso para que as populações sejam retiradas das áreas de risco. O sistema entrará em operação plena em quatro anos.
O supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), terá condições de promover o levantamento da incidência de chuvas, ampliando o nível de detalhamento. Será possível prever ainda eventos extremos, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos com até seis dias de antecedência.
Instalado em Cachoeira Paulista (SP), o Tupã é um modelo XT6 da Cray, capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos em mudanças climáticas.
Pesquisa - O Ministério da Ciência e Tecnologia pretende ampliar o investimento público em pesquisa e inovação, pois reconhece que ciência e tecnologia é investimento no futuro. Atualmente, é destinado 1,25% do PIB para a área. A finalidade é alcançar entre 2% e 2,5% do PIB na próxima década, como preconiza a IV Conferência da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Outra importante ação será desenvolver uma política de estímulos para a repatriação de talentos no exterior, como estão fazendo a Itália e a China. O governo brasileiro também pretende articular a rede de cientistas e pesquisadores brasileiros que trabalham no exterior para que participem de forma ativa do esforço nacional em ciência, tecnologia e inovação. Só nas universidades americanas há aproximadamente 3 mil professores brasileiros lecionando, que querem e podem participar. Além disso, vai desenvolver políticas de atração de cientistas estrangeiros talentosos, já que hoje o Brasil é uma referência positiva no mundo e tem condições econômicas que permitem avançar nesta direção.
Inovação - O governo federal vai ativar ferramentas que implementem definitivamente o item da inovação na agenda pública e privada, para continuar o processo de distribuição dos benefícios dos avanços científicos e tecnológicos para toda a sociedade. O mundo da ciência e da tecnologia é estratégico para o crescimento. Qualidade e cultura de inovação vão gerar maior valor agregado aos produtos nacionais, aos serviços e aos processos, aumentando a robustez e a competitividade global da economia, e acentuando o atual processo de inclusão social.
Participam do programa as rádios: Tupi (Rio de Janeiro/RJ); Clube FM (Curitiba/PR); 730 AM (Goiânia/GO); Guaíba (Porto Alegre/RS); Bandeirantes (São Paulo/SP); Amazonas FM (Manaus/AM); Excelsior (Salvador/BA); Jornal 710 AM (Maceió /AL); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Bandeirantes (Ribeirão Preto/SP); Inconfidência (Belo Horizonte/MG); BandNews FM (Brasília/DF); 96 FM (Palmas/TO); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); e 98 FM (João Pessoa/PB).
O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República www.imprensa.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
- Baixar arquivo em formato MP3 (13.3 MB)