Você está aqui: Página Inicial > Presidência > Ex-Presidentes > Dilma Rousseff > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta > Brasil em Pauta trata do Dia Mundial do Turismo

Brasil em Pauta trata do Dia Mundial do Turismo

Ações pretendem dar continuidade às conquistas obtidas na Copa do Mundo

 Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo (27/09) e que ocorre em São Paulo a 42ª Feira de Turismo das Américas (Abav), que reúne os principais agentes e operadores do mercado de viagens, o assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, participa do programa Brasil em Pauta, nesta quinta-feira, 25, com radialistas de todo país. Em discussão, o legado da Copa do Mundo de 2014 e as ações do governo voltadas à expansão do setor. 

Para garantir a continuidade de conquistas obtidas no mundial de futebol e reforçar a atração de visitantes, o MTur intensificará a divulgação de atrativos nacionais nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil, além de trabalhar junto aos países que têm potencial neste sentido. 

Levantamento realizado pelo Ministério revelou que, durante a Copa, o País recebeu turistas de 203 nacionalidades. A maioria (61%) ainda não conhecia o Brasil e elogiou serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e a gastronomia, com 98% e 93% de aprovação, respectivamente.

A segurança pública foi avaliada positivamente por 92% deles. Táxis, informações turísticas e o transporte público foram aprovados por nove em cada 10 visitantes internacionais, e os aeroportos, por oito em cada dez.  O estudo mostra ainda que o mundial beneficiou mais do que as 12 cidades-sede da Copa. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em mais de 450 municípios brasileiros, incluindo as localidades que tiveram jogos. 

Além disso, o Ministério promove a campanha #PartiuBrasil, de incentivo a viagens de brasileiros pelo próprio país. O objetivo é aproveitar o período de férias e de promoções para estimular o brasileiro a conhecer os destinos turísticos do país. O investimento deve ultrapassar os R$ 4 milhões.

As peças publicitárias mostram a variedade de roteiros, a gastronomia, a receptividade dos moradores e a facilidade de acesso, pontos que contam a favor das viagens internas, além do prazer das experiências que uma viagem proporciona. 

O programa é transmitido pela TV NBR. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1370

 

Ouça a integra da entrevista (54min25s) pelo assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes