27-01-2016 - Brinde da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante jantar oferecido pelo presidente do Equador, Rafael Correa - Quito/Equador
Quito-Equador, 27 de janeiro de 2016
Queria cumprimentar o senhor presidente Rafael Correa e agradecer a recepção calorosa que eu e a minha comitiva recebemos hoje. Agradecer também a calorosa recepção que eu recebi do povo aqui, do Equador.
Queria também saudar o vice-presidente da República do Equador, senhor Jorge Glas,
A presidente da Assembleia Nacional, Gabriela Rivadaneira,
Saudar o presidente da Corte Nacional de Justiça, Carlos Ramirez,
Queria saudar o ministro das Relações Exteriores do Equador, o meu querido Patiño,
Senhor prefeito da capital,
A senhora presidente do Conselho de Cidadãos,
Saudar os ministros que me acompanham: ministro Mauro Vieira, embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; e o senador Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio,
Quero dizer a todos aqui que estou muito honrada de ter sido recebido aqui, em visita oficial, e dizer que nós, mais uma vez, vamos dar passos decisivos para aprofundar o nosso relacionamento, a nossa cooperação.
Tenho certeza que o Brasil e o Equador são muito importantes para a região e que pretendemos, reciprocamente, desenvolver parcerias que permitam o nosso crescimento e o bem-estar da nossa população.
Por fim, queria dizer ao amigo presidente: estando aqui, em Quito, me vem à memória as palavras de Manuela Sáenz que, com Bolívar, compartilhou o sonho de independência de nosso continente:
“Lo que sé es que mi país es todo el continente de América y he nacido bajo la línea del Ecuador”.
Com esse espírito de integração, convido a todos os presentes a erguer um brinde ao povo do Equador, ao governo equatoriano e ao futuro de todos nós aqui, na América Latina.
Finalmente, eu queria convidar o meu querido presidente Rafael Correa, que me deu a honra de visitar o Brasil na Copa do Mundo, para estar presente nas Olimpíadas. E aproveito para entregar os mascotes da Olimpíada no Brasil. Um chama Tom Jobim e o outro chama Vinícius de Moraes, dois cantores brasileiros da “Garota de Ipanema”.
Ouça a íntegra (05min27s) do brinde da Presidenta Dilma