MRE divulga nota sobre a participação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na VII Cúpula do G-20, em Los Cabos/México - 18 e 19 de junho de 2012
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou a nota à imprensa nº 147, com informações sobre a participação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na VII Cúpula do G-20 em Los Cabos, México, nos dias 18 e 19 de junho de 2012. Leia abaixo a íntegra da nota.
A Presidenta da República, Dilma Rousseff, participará da VII Cúpula do Grupo dos 20 (G20) em Los Cabos, México, de 18 a 19 de junho de 2012.
Os Chefes de Estado e de Governo do G20 se reunirão em três sessões de trabalho, nas quais serão discutidos os seguintes temas: economia global e Marco para o Crescimento Forte, Equilibrado e Sustentável; fortalecimento da arquitetura financeira internacional e promoção da inclusão financeira; comércio internacional e criação de empregos; desenvolvimento, crescimento verde inclusivo, infraestrutura e segurança alimentar.
O G20 foi estabelecido em 1999, como consequência das crises de balanço de pagamentos ocorridas ao longo da década de 90. A partir de 2008, em reconhecimento da necessidade de cooperação ampliada para superar a crise nos países desenvolvidos, passou a reunir-se em nível de Chefes de Estado e Governo. São membros do G20: África do Sul; Alemanha; Arábia Saudita; Argentina; Austrália; Brasil; Canadá; China; Coreia do Sul; Estados Unidos; França; Índia; Indonésia; Itália; Japão; México; Reino Unido; Rússia; Turquia; União Europeia. Esses países representam, aproximadamente, 85% do comércio mundial, 90% do produto interno bruto e 2/3 da população do planeta.
Para a VII Cúpula do G20, comparecerão, como convidados da presidência mexicana, os seguintes países: Benin (país que preside a União Africana -UA); Camboja (país que preside a Associação dos Países do Sudeste Asiático -ASEAN); Etiópia (país que preside a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África -NEPAD); Chile (país que preside a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe - CELAC); Colômbia e Espanha.
Mais informações: www.mre.gov.br