Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Michel Temer, após café da manhã com jornalistas do Comitê do Palácio do Planalto - Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada, 22 de dezembro de 2017
Jornalista: Em relação à medida provisória do PIS/Pasep, qual é a injeção dessa redução de cinco e dois anos na economia, a partir da reedição da medida provisória?
Presidente: A suposição da redução da idade, já fizemos a primeira, que era 70 anos para todos, e a medida provisória estabeleceu 65 para homens e 60 para mulheres. Mas agora, já conversando com o ministro de Planejamento, como nós vamos reeditar a medida provisória na semana que vem, a ideia é reduzir o prazo para 60 anos, porque isto facilita o saque do PIS/Pasep, a razão básica é essa. Porque o dinheiro é lá, está lá para aqueles que colaboraram, seja do serviço privado, seja do serviço público. Então, é com sacá-los, e sacar aquelas importâncias, que significa botar novas verbas na economia brasileira.
Jornalista: Há uma estimativa de quanto, de qual vai ser essa injeção na economia?
Presidente: Olha, a ideia é que chegue a cerca de 12 bilhões, este é o cálculo.
Jornalista: (incompreensível)
Presidente: Não, naquele primeiro valor, naquela primeira idade, 65, 62, a ideia é que variaria de 10, 12 bilhões, eu agora confesso a vocês que reduzindo para 60 eu não sei bem, mas seguramente vai aumentar esse valor.
Jornalista: O ministro Meirelles sabe esse valor? Sobre a economia.
Presidente: O valor não está fechado, isso eu confesso que não sei dizer, mas serão vários bilhões.
Jornalista: Presidente qual será a posição do governo em relação ao interesse da Boeing na compra da Embraer?
Presidente: Nós queremos saudar o interesse da Boeing pela Embraer. A significar, portanto, que há, no cenário internacional, um interesse muito grande para a injeção de capital estrangeiro nas nossas empresas e, evidentemente, que a injeção desse capital estrangeiro, seja da Boeing ou de outros, será muito bem-vindo e muito bem recebido na Embraer. A dificuldade aqui, reside, primeira questão, é transferir o controle da Embraer para outra empresa. Este tema não chegou ainda ao meu gabinete, não chegou a mim, mas está sendo cuidado pela Defesa e pelos setores da Aeronáutica, da Defesa, estão cuidando desse assunto, mas em princípio a Embraer é brasileira, representa muito bem o Brasil aí fora. E, volto a dizer: muito bem-vindo a injeção de capital estrangeiro, não se examina a questão de transferência.
Jornalista: (incompreensível)
Presidente: Quando chegar a mim, eu examinarei.
Ouça a íntegra(02min39s) da entrevista concedida pelo Presidente Michel Temer