Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Michel Temer, após cerimônia de apresentação dos Oficiais promovidos pelo Presidente da República, seguido e cumprimentos e almoço - Brasília/DF
Brasília-DF, 18 de dezembro de 2017
Jornalista: Qual a importância desse contato, desse encontro entre a Presidência da República, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas?
Presidente: Importantíssimo, não é? As Forças Armadas são o suporte da institucionalidade no nosso País. São elas que garantem a lei e a ordem, são elas que garantem a tranquilidade da nação e são elas que fazem a presença do País no cenário internacional. Aliás, são vários os episódios, basta mencionar o Haiti, basta mencionar o Líbano, para verificar a grande presença das Forças Armadas em todas essas ocasiões.
De modo que no momento em que… São dois momentos: é o momento em que os oficiais-generais, os vários oficiais das várias Forças, são promovidos; e um segundo em que nós nos confraternizamos em razão do Natal e das festas de fim de ano. Foi importantíssimo.
Jornalista: Presidente, o senhor poderia fazer um balanço do Ministério da Defesa e das Forças Armadas em 2017?
Presidente: Bom, o Raul Jungmann, o ministro Raul Jungmann, fez um relato extraordinário de tudo o que foi feito na Defesa. E tanto, volto a dizer, no plano nacional como no plano internacional. Você veja a presença das Forças Armadas no Haiti, no Líbano. Veja a questão das fronteiras. As Forças Armadas são aplaudidas permanentemente pelos estados que fazem fronteira com os outros países. Portanto, no combate e no auxílio, no combate ao tráfico de drogas, de armas, de pessoas. Na segurança pública, vejam que nos últimos tempos, as Forças Armadas têm tido uma presença efetiva, não só no auxílio das polícias militares na chamada varredura dos presídios, como também na própria segurança de várias capitais. Foi assim no Rio de Janeiro, foi assim no Rio Grande do Norte, foi assim no Espírito Santos e em vários estados brasileiros.
Portanto, as Forças Armadas têm tido um papel fundamental para a administração pública brasileira com fatos concretos. Esses fatos que eu estou relacionando são dados, casos concretos.
Ouça a íntegra (02min01s) da entrevista concedida pelo Presidente Michel Temer