Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Michel Temer, após LI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados - Palácio Itamaraty
Palácio Itamaraty, 21 de dezembro de 2017
Presidente: Muito bem. Muito boa tarde a todos vocês. Tivemos uma (incompreensível), penso que puderam avaliar. Uma ótima reunião do Mercosul e dos Países Associados. Com o Mercosul, nesses últimos tempos, retomando o seu caminho natural, que é o caminho do livre comércio, o caminho da democracia e o caminho do prestígio e do privilégio dos direitos humanos, isso ficou mais uma vez estabelecido aqui.
Além disso, um Acordo de Cooperação e de Compras que foi feito, de livre compra entre os Estados, foi firmado no dia de hoje, além de termos revelado os vários, os vários acordos que foram... já entraram em execução, por exemplo, o Acordo Mercosul-Egito, não é sem razão que o presidente do Egito pediu que um ministro o representasse nesta reunião; o Acordo com o Sudeste Asiático, o básico aí, Singapura, Coreia do Sul e outros países, Canadá, igualmente, e avançando ainda mais no acordo com a União Europeia. Nós estamos supondo, tendo em vista os trabalhos feitos por nosso chanceler, Aloysio Nunes, ao longo do tempo, e outros, quase que se fecha o acordo na Argentina ou neste momento. Mas eu creio que tudo está muito preparado para que agora, sob a presidência do presidente do Paraguai, o Mercosul consiga fechar em definitivo o acordo com a União Europeia, que é uma coisa que data de mais de 22 anos. Portanto, foi uma reunião muito preciosa nesse momento, não é?
Desejo a vocês um feliz Natal.
Ouça a íntegra (01min43s) da entrevista concedida pelo Presidente Michel Temer