Entrevista Coletiva do Presidente da República, Michel Temer, após a Sessão Plenária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP- Ilha do Sal/Cabo Verde
Este conteúdo foi publicado na íntegra somente ao final do período eleitoral em atendimento à legislação que regula o tema (Lei 9.504 /1997, Lei 13.303 / 2016 e Resoluções TSE – Eleições 2018 ). Com o fim das eleições, o material está disponível de forma completa.
Ilha do Sal/Cabo Verde, 18 de julho de 2018
Faço um breve relato, mais uma vez eu quero dizer como foi oportuna essa emenda da CPLP. Aliás, convenhamos que houve uma inovação e a inovação foi precisamente ter uma reunião, digamos assim, mais individualizada, mais íntima, apenas com os Chefes de Estado e os Chefes de Governo, onde todos puderam relatar um pouco a respeito dos seus países. E ao relatarem o que aconteceu com seus países, os fenômenos de integração dos países da CPLP, naturalmente, muitos com o Brasil.
Precisamente agora no momento que nós transmitimos a presidência da CPLP para o presidente de Cabo Verde, houve oportunidade de dizer da integração, especialmente na área de alimentação, na área de agricultura. Até o presidente, o diretor da FAO, acabou de revelar, na sua fala, o quanto foi feito pelo Brasil nessa multilateralidade dos estados da CPLP.
E, o que se verificou - logo depois haverá a sessão de encerramento - o que se verificou foi o tratamento de temas que interessam ao Brasil, interessam aos países integrantes da CPLP, especialmente nesse período que nós fizemos uma integração da ONU com a CPLP, quando nós colocamos a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Foi basicamente isso o que aconteceu na reunião mais individualizada e nessa última que caminha para o encerramento.
Ouça a íntegra da entrevista (01min30s) do Presidente.