Entrevista concedida pelo Presidente da República, Michel Temer, ao chegar em Buenos Aires para participar da XXIV Cúpula do G20 - Buenos Aires/AR
Buenos Aires /AR, 29 de novembro de 2018
Jornalista: Boa noite, Presidente.
Qual é a expectativa do Senhor da participação do Brasil no G20?
Presidente: Positiva, como foi positiva em todas as reuniões do G20. Esta é a quarta ou quinta reunião que eu participo no G20, e o Brasil sempre teve uma presença muito significativa. Até porque vem defendo ao longo do tempo, como farei ainda nesta reunião, o multilateralismo, o não isolacionismo, e eu percebo que a maioria do países têm exatamente tese, né?
E, nesta oportunidade, discutir-se-ão teses também importante da infraestrutura, dos negócios, etc. dos países. Eu acho que vai ser muito positiva a posição do Brasil, como será útil, e têm sido útil, as reuniões do G20.
Jornalista: Presidente, um dos temas deste ano dessa edição do G20 é o futuro do trabalho. E o Brasil tem feito uma modernização das leis trabalhistas nos últimos 2 anos. O Brasil vai trazer essa experiência para o encontro?
Presidente: Eu falarei exatamente sobre isso em dado momento, porque a experiência brasileira foi muito exitosa, não é? Você veja que nós fizemos uma modernização na legislação trabalhista, que só neste ano já chegou a quase 800 mil carteiras assinadas. E fora a parte os chamado postos de trabalhos, que ultrapassam 1,5 milhão de postos de trabalho. Portanto, uma recuperação da economia, e recuperação do trabalho, em função da modernização trabalhista.
Jornalista: Para encerrar agora, só a respeito das reuniões né? Além do G20, amanhã tem uma reunião aí com o Brics. A gente sabe que é uma reunião informal, mas tem alguma expectativa de acordo, o que a gente pode esperar dessa reunião?
Presidente: Pode esperar o seguinte… Sabe que o Banco de Desenvolvimento lá, que foi criado pelo Brics, vai instalar um escritório do banco em São Paulo, com uma filial até em Brasília. E este é um grande avanço para o Brasil. Ou seja, o Banco de Desenvolvimento do Brics, também estará presente no Brasil. Isso significa financiamentos para vários empreendimentos brasileiros.
Ouça a íntegra da entrevista (05min03s) concedida pelo Presidente.