Bom Dia Ministro entrevista Antonio Patriota sobre a política externa do Brasil
O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, é o entrevistado do Programa Bom Dia Ministro nesta sexta-feira (18). Patriota vai falar, entre outros assuntos, sobre os preparativos para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, em março, e também sobre a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, em abril. O chanceler vai discutir, ainda, a importância do Brasil no cenário global e sua atuação no Haiti, na África e seu papel na Organização das Nações Unidas (ONU) e nas discussões sobre a reforma da Governança Global. A entrevista é transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.
Trabalhar pela integração sul-americana é prioridade da política externa brasileira, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. A prioridade brasileira em favor dos vizinhos está ancorada em interesses concretos: a estabilidade política, o desenvolvimento social e a prosperidade de nossos vizinhos são fundamentais para o Brasil. No plano comercial, as exportações para essa região, no âmbito do Mercosul e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), são responsáveis por 61% do superávit comercial do país. Além disso, 92% das exportações brasileiras para seus parceiros no Mercosul são constituídos por produtos industrializados.
Obama no Brasil – Nos últimos anos, o Brasil também passou a investir na economia norte-americana, ampliando ainda mais a integração entre os dois países. A visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março próximo, demonstra, na esfera política, a aproximação crescente entre os dois países nos mais diversos setores. Estão em vigor cerca de 25 mecanismos de concertação entre Brasil e Estados Unidos em áreas como Meio Ambiente, Mudança do Clima, Saúde, Educação, Igualdade Étnico-Racial, Igualdade de Gênero, Economia, Comércio, Assuntos Consulares, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Energia, Biocombustíveis e Defesa.
Para dar apoio e orientação política a esse conjunto de iniciativas, foi estabelecido o Diálogo de Parceria Global entre Brasil e EUA, durante a visita da Secretária de Estado, Hillary Clinton, no ano passado. A importância do Brasil para os EUA vem crescendo, particularmente no âmbito econômico e comercial. Os EUA foram, por décadas, o principal destino das exportações brasileiras e o maior investidor no país.
Dilma na China – Outro tema que será tratado pelo ministro Patriota durante a entrevista é a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, principal parceiro comercial do Brasil, em abril. O fluxo comercial entre os dois países atingiu US$ 45 bilhões em 2010, com um superávit de US$ 5 bilhões para o Brasil. A visita objetivará identificar novas oportunidades comerciais oferecidas por um país de 1,4 bilhão de habitantes, bem como buscar a diversificação da nossa pauta exportadora, ainda muito focada em produtos primários.
Na China, a presidenta também participará de uma reunião de cúpula dos BRICs, grupo atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Essas economias emergentes, que já representam grande parcela do crescimento do produto mundial, receberão a África do Sul como quinto membro.
Participam do programa as rádios: Itatiaia (Belo Horizonte/MG); Guaíba (Porto Alegre/RS); Difusora (Goiânia/GO); Amazonas FM (Manaus/AM); Mec 800 AM (Rio de Janeiro/RJ); CBN (Brasília/DF); Difusora (Mossoró/RN); Cultura (Foz do Iguaçu/PR); Tupi AM (São Paulo/SP); Boas Novas 1270 AM (Belém/PA); Grande FM (Dourados/MS); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Tribuna 590 AM (Vitória/ES); e Difusora Acreana (Rio Branco/AC).
O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
- Baixar arquivo em formato MP3 (13.6 MB)